Meio ambiente

Lançado o primeiro ponto de coleta de óleo de cozinha

Projeto do Sanep envolvendo cooperativa irá fabricar sabão e detergente para escolas municipais

Paulo Rossi -

Atualizada às 17h49min para acréscimo de informações.

O Sanep lançou, na manhã desta quinta-feira, o primeiro ponto de coleta de óleo de cozinha do projeto Óleo Sustentável. O ponto fica na área interna do Mercado Central de Pelotas com entrada pela rua Tiradentes. No local, a população poderá despejar o óleo, que será reciclado. A partir do resíduo, a Cooperativa Nova Esperança fabricará sabão e detergente, que parte será distribuído para escolas e parte para a geração de renda de 12 cooperados moradores do Loteamento Ceval, no Simões Lopes.

Localizado na rua Siqueira Campos, a usina deve entrar em funcionamento em novembro. Na próxima semana, serão inaugurados novos locais de coletas nos três Ecopontos (Areal, Fragata e Laranjal) e nas sedes do Sanep da rua Tamandaré e da avenida Duque de Caxias.

A intenção da autarquia é aumentar o número para 100 pontos incluindo as espaços do projeto "Adote uma escola", que inclui 81 colégios que já recebem papel, plástico, vidro e metal para reciclagem.

Um total de R$500 mil foi investido no projeto, que inclui desde a compra de equipamentos para montar uma usina de processamento de óleo saturado até químicos e equipamentos de proteção individual para os cooperados. A usina terá capacidade de processar mil litros por dia para a produção de sabões, detergentes e pastas.

Ajuda em todos os sentidos
Marisa Ferreira Costa é presidente da Cooperativa Nova Esperança. Acompanhada de outras mulheres que também fazem parte da associação, Marisa vive a expectativa para começar o trabalho. Antes, integrava um grupo de catadores de lixo também voltado à reciclagem.

"O maquinário todo deve estar na nossa sede até o dia 20, mas por mim começava agora a fabricar. A gente está na expectativa de começar", disse ela que foi convidada para montar um grupo com moradores da Ceval. Com um total de 12 associados, cada um recebe uma bolsa de R$400,00 e 50% da produção, dividindo a outra metade com o Sanep.

A metade destinada ao Sanep será encaminhada para as escolas da rede municipal para diminuir custos das escolas com compra de materiais de limpeza, anunciou o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia. Ao mesmo tempo, ataca um dos principais problemas enfrentados pelo Sanep no entupimento de condutos com o descarte irregular de óleo saturado.

"Ajuda a diminuir custos do Sanep com manutenção de redes de esgoto, ajuda escolas a diminuir custos com material de limpeza, gera inclusão social, renda e trabalho para a cooperativa e torna o meio ambiente mais limpo e saudável", elencou os benefícios do projeto.

Também presente no ato, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) destacou o trabalho desenvolvido por servidores e técnicos do Sanep. "Não precisamos trazer gente de fora para viabilizar esta ideia", discursou a prefeita.

 Como descartar
- Despeje o líquido do óleo frio em um recipiente com tampa, o indicado é usar uma garrafa pet.
- Busque um ponto próximo de sua casa.
- Despeje o óleo dentro de uma bombona utilizando o funil evitando sujar o local.
- Após o despejo, leve o recipiente de volta para sua casa para reutilizá-lo nos próximos descartes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Herval: Inventário do Patrimônio da Cidade terá início em outubro Anterior

Herval: Inventário do Patrimônio da Cidade terá início em outubro

Leilão em Pelotas deve quitar 32 processos de trabalhadores de olaria Próximo

Leilão em Pelotas deve quitar 32 processos de trabalhadores de olaria

Deixe seu comentário